segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tahin caseiro

Inspirada pela Maria do The Love Food, decidi fazer o meu próprio tahin (finalmente!).


Imensas receitas usam tahin e é uma delícia, mas a verdade é que este produto não é muito barato. No Continente, por exemplo, um frasco de 230gr custa 3,89€; por outro lado, as sementes de sésamo podem ser encontradas a um preço bastante mais acessível: uma embalagem de 200gr por 1,69€.

Depois basta mesmo é dispensar algum do nosso tempo na cozinha para conseguirmos ter esta pasta maravilhosa. Não dá assim tanto trabalho e é sempre óptimo ter destas coisas caseiras em casa. Sabemos de onde veio, como foi feito e ainda temos aquele gostinho especial de ter sido feito por nós.

Ingredientes:

  • 200g sementes de sésamo (para 200g de tahin)

Preparação:

1. Tostem as sementes de sésamo numa frigideira até ganharem cor e começarem a cheirar mesmo bem.

2. Desliguem o fogo e despejem as sementes numa taça ou prato para arrefecerem.


  
3. Assim que estiverem frias/mornas, usem um robot de cozinha ou triturador para as moer e fazer uma pasta.

4. A pasta que se começa a formar poderá ser difícil de continuar a triturar, mas utilizem a espátula para raspar as laterais e voltem à carga até a pasta se transformar num creme, muito semelhante ao que se compra nas lojas.


A Maria aconselha a utilização de azeite caso as sementes não se transformem num creme, mas no meu caso não foi necessário.


Estamos prontos para usar o tahin nas mais diversas receitas, desde molhos a cremes, pastas, temperos. Vou já pôr o grão-de-bico de molho para experimentar uma receita de húmus mais tarde.


O tahin é uma fonte nutricional excelente! É rico em minerais e vitaminas e o seu uso na culinária é muito versátil. O tahin ou as sementes de sésamo são uma boa fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio e de vitaminas como a tiamina (vitamina B1), a niacina (vitamina B3) e o ácido fólico (vitamina B9).

Alimento excelente para incluir na nossa dieta. Promove o crescimento dos glóbulos vermelhos, é bom para combater a anemia e uma boa ajuda ao tónus muscular e à digestão. Vá, toca a procurar receitas para usá-lo!


Mais informação: 
http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3146/2
http://www.livestrong.com/article/445899-the-health-benefits-of-tahini/

3 comentários:

  1. Em que receitas pode ser usado o Tahin??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa!
      Pode ser usado por exemplo no hummus de grão-de-bico, em molhos de vinagre para as saladas ou outro tipo de molhos. Mais tarde aproveito para partilhar algumas receitas com esta delícia. Beijinhos.

      Eliminar
    2. Ah! E também o podes usar para barrar o pão em vez da manteiga, por ex. :)

      Eliminar